Mesmo com um prazo maior em 2021 para entregar a declaração do Imposto de Renda (IR), os contribuintes sergipanos estão evitando acertar as contas com o Leão na última hora. Segundo o auditor fiscal da Receita Federal em Sergipe, Nilson Lima, 129.320 declarações já foram realizadas até o momento. A estimativa é de receber, até o dia 31 de maio, 225 mil.
“Em relação ao mesmo período do ano passado, nós observamos um aumento de 33,06% do número de declarações feitas até esta altura do prazo final”, afirma Nilson Lima. Para ele, embora o prazo para enviar a declaração tenha sido prorrogado em um mês (antes o prazo encerraria em 30 de abril), o contribuinte tem demonstrado que está atento para evitar deixar tudo para os últimos instantes.
“Do total de 225 mil declarações esperadas, nós já contabilizamos o recebimento de 129.320, o que representa aproximadamente 57,34% do total esperado. Isso demonstra que um grande número de contribuintes tem sido adepto ao planejamento, buscando evitar perder o prazo, que se encerra no final deste mês”, avalia Lima.
Ainda segundo Nilson, mesmo com a prorrogação do prazo para entregar a declaração, o cronograma da Receita Federal para o pagamento da restituição do imposto segue como o previsto.
Por João Paulo Schneider
FONTE: INFONET